sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Cultura


Localizada geograficamente em um emaranhado de culturas eslavas e latina, a Moldávia enriqueceu sua cultura ao adotar e manter algumas das tradições de seus países vizinhos. O príncipe Dimitrie Cantemir foi uma das figuras mais importantes na cultura moldávia durante o século XVIII. Ele escreveu a primeira descrição geográfica, etnográfica e econômica desses países em seu trabalho Descriptio Moldaviae (Berlim, 1714).  Mihai Eminescu foi um poeta romancista, provavelmente o mais conhecido e aclamado poeta da Língua romena.
Línguas
A Constituição da Moldávia declara que a língua moldávia é a língua oficial do país. Entretanto, o termo "moldávio" é o nome oficial para a língua romena na Républica da Moldávia. Na declaração de independência da Moldávia, a mesma língua é chamada de romeno. O uso do termo língua moldávia é limitado a apenas algumas esferas, e "romeno" para outras ocasiões: "romeno" é o termo usado nas escolas, meios de comunicação e até mesmo em áreas legislativas, como administração e direito.
Em uso formal, as línguas são virtualmente idênticas. Em uso informal, o linguajar nas áreas de Chişinău e Transnístria distinguem-se do de Iaşi, uma cidade romena que faz parte do histórico Principado da Moldávia; entretanto, as diferenças entre o linguajar entre Iai e a capital da Romênia, Bucareste, são ainda maiores. Linguisticamente, o moldávio é considerado um dos cinco principais dialetos do romeno, sendo esses cinco escritos de forma idêntica.
Apesar disso, existem ainda mais diferenças entre as linguagens coloquiais da Moldávia e da Romênia, devido à grande influência da língua russa na Moldávia, que não existiu na Romênia. Após 1989, as diferenças no vernacular estão se tornando cada vez menos percetíveis.
Uma significante minoria fala russo como língua materna e existem muito mais eslavismos na linguagem coloquial moldávia do que na romena.

Mihai Eminescu, poeta nacional da Roménia, nascido na região histórica da Moldávia.


Sem comentários:

Enviar um comentário